domingo, 13 de dezembro de 2015

Vila Fresca de Azeitão





Situada a apenas 30 minutos  Lisboa, no sopé da Serra da Arrábida, fica a pitoresca Vila Fresca de Azeitão. Esta aldeia remota ao século XV, originalmente povoada pelos caseiros, lavradores,  arrendadores e mais pessoal dependente  da "Quinta da Bacalhoa".
Esta quinta, obra magnífica e rara, pentenceu à coroa portuguesa, tendo sido adquirida, nos anos 60, por Mrs. Orlena Scoville e recentemente pelo Comendador Berardo / Bacalhôa Vinhos.
Esta mansão quinhentista é considerada como o mais importante repositório da azulejaria primitiva em Portugal.


Disfrute na vila dos seus simpátios e colhedores habitantes. Seja a comprar hortículas na quinta biológica do Rodrigo, ou a almoçar no restaurante do Manel. Converse com as senhoras que estão à janela ou com os senhores que descansam nos bancos do jardim.


A vila realiza várias festas anuais com principal destaque para a festa da Nossa Senhora da Saúde. Realiza-se desde 1723, a procissão em homengem à  Nossa Senhora da Saúde como agradecimento à terrível ameaça da Peste que milagrosamente não a atingiu. Actualmente, nesta festa, destaca-se a Prova a Cavalo (Cavalhadas à antiga Portuguesa), a Actuação da Banda Filarmónica (Sociedade Filarmónica Providência - Vila Fresca) e a Missa e Procissão Solene.

A Festa de Nossa Senhora da Saúde é a mais antiga da região e realiza-se junto da Igreja.



    A Igreja junto ao muro da Quinta da Bacalhoa




   

Sem comentários:

Enviar um comentário